quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é Alteridade?

Olá Amigos,

Saúde e paz!

Hoje resolvi escrever sobre uma palavra que tem sido muito discutida: alteridade.

O que é alteridade?

O conceito segundo o dicionário Michelis Uol: Estado ou qualidade do que é outro, distinto, diferente.

Partindo do pressuposto que todos somos diferentes em vários aspectos tais como fisionomia, caráter, aptidões, religião, profissão, opção sexual, significa respeitar e aceitar o outro como ele é.

Você já parou para pensar o quanto a vida seria sem graça se todas as pessoas só gostasssem da cor amarela? Que seria do azul, verde, branco, vermelho, lilás, etc? E se todos apreciassem apenas lasanha? Que aconteceria com os demais tipos de alimentos? Como os comerciantes de genêros alimentícios sobreviveriam?

É muito bom sermos diferentes.

Procurar ter uma convivência pacífica e harmoniosa com todas as pessoas, além de um ato de cidadania, demonstra respeito e apreço pelos semelhantes.

Tratar os outros como gostaria de ser tratado, evitar fazer julgamentos prévios é um ato evangélico.  Foi o Cristo quem nos ensinou: "...porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo". Lucas 6:38

Paulo de Tarso também aborda o assunto na Carta aos Romanos:
"Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação". Romanos 15:2

É importante estarmos atentos para seguirmos estes preceitos. Dessa forma poderemos construir um mundo melhor, onde as diferenças somem ao invés de segregar.  

Pense nisto.

Att,

Cláudia Conegundes

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=alteridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário