quarta-feira, 14 de março de 2012

Como o Pinterest pode ser útil para a sua carreira


Olá Amigos,
Saúde e paz!
O mundo está em constante evolução e as ferramentas tecnológicas lideram o ranking de inovações.
Vocês já ouviram falar no Pinterest? Trata-se de uma rede social focada em imagens e vídeos. A matéria abaixo aborda o assunto. Achei interessante e resolvi publicar, afinal de contas o conhecimento deve ser compartilhado sempre.
Desejo-lhes muito aprendizado e contínuo sucesso!
Atenciosamente,

Cláudia Conegundes

                                                                                       Talita Abrantes      

Considerada a rede social mais promissora do ano, Pinterest pode tirar seu portfólio do ostracismo digital.

Você já imaginou atrair a atenção de um headhunter com o mural de fotos que mantém (ou já manteve) em uma das paredes do seu quarto? Pois, dependendo da sua área de atuação, a rede social Pinterest tem potencial para assumir este papel. 

Em linhas gerais, o Pinterest funciona exatamente como uma espécie de mural virtual de imagens e vídeos. Basta selecionar o material para incluí-lo em murais que você mesmo criou. De acordo com estudo do site Shareaholic, em fevereiro, o site desbancou o Twitter em termos de redirecionamento de audiência.

No Brasil, a popularidade do Pinterest ainda é tímida. Mesmo assim, para algumas carreiras é essencial marcar presença por lá, segundo André Telles, CEO da agência Mentes Digitais.

“Neste momento, de maneira geral, o recrutador não irá olhar o perfil de ninguém no Pinterest para avaliar se o profissional é capacitado ou não”, explica. Mas, de acordo com o especialista, em algumas áreas, como comunicação, design e moda, a rede pode tornar o trabalho (e perfil) profissional relevante.

1. Colocar holofotes no portfólio

De publicitários a designers gráficos, passando por especialistas em moda: todo profissional cujo trabalho tenha relação com imagens pode usar o Pinterest para expor seu portfólio.

“Da mesma forma como uma empresa pode expor seus produtos, um profissional pode mostrar imagens do seu trabalho”, afirma o especialista. A dica, neste caso, é segmentar seus “boards” e fazer uma galeria apenas com o seu portfólio.

Se sua área de atuação permite currículos criativos, não tenha pudores de alfinetar a versão em infográfico do seu currículo no Pinterest. Mas, lembre-se de descrevê-lo corretamente para que apareça nas buscas feitas pela rede.

2. Alfinetar sua marca pessoal

Aproveite o Pinterest para mostrar a multiplicidade de interesses que diferenciam você de outros profissionais. Neste ponto, é interessante colocar todas as suas habilidades (e talento) em evidência.

Por isso, se a imagem é a alma da sua carreira, nada de taxar fotos ou trabalhos que denunciem falta de critérios (e até bom gosto) da sua parte. “Você precisa alfinetar temas que sejam relevante e atuais”, diz o especialista. 

3. Aumentar sua relevância social

Quanto mais interessantes (e pioneiros) forem seus pins e boards mais chances você tem de se tornar influente na rede. E, em termos de mercado de trabalho, isso pode contar muito.

Por isso, a dica é adotar uma postura estratégica diante desta rede social. “Você pode, por exemplo, taxar infográficos que tenham alguma relação com a sua carreira”, afirma Telles.

Alfinetar imagens e vídeos que remetam para seu blog ou site profissional também é uma boa estratégia para atrair a atenção de profissionais da sua área de atuação - que podem ser potenciais empregadores no futuro.

4. Autopromoção em medidas homeopáticas

Agora, um alerta: ao contrário do LinkedIn, qualquer tentativa de autopromoção pode ter um efeito negativo para sua relevância no Pinterest. A essência da ferramenta é “catalogar e compartilhar coisas que você ama”.

Por isso, perfis altamente burocráticos e claramente voltados para a autopromoção tendem ao ostracismo. A dica para evitar isso é seguir, sim, a essência da rede com a noção de que, nas entrelinhas, isso pode falar muito sobre quem você é profissionalmente.


http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-curriculo/noticias/como-o-pinterest-pode-ser-util-para-a-sua-carreira?page=1&slug_name=como-o-pinterest-pode-ser-util-para-a-sua-carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário