segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cérebro – Manual do Usuário com cinco lições da PNL

Olá Amigos,
Saúde e paz!
Descobrir como o cérebro funciona e poder programá-lo para atingir nossos objetivos parece uma coisa surreal. No entanto, especialistas em PNL e autoajuda garantem ser possível.
Ao ler o texto abaixo, lembrei-me de "O Segredo" de Rhonda Byrne, além de palestras do Dr. Lair Ribeiro. 
Acredito que o artigo é para ser estudado muitas vezes, até que consigamos colocar em prática o Manual. Espero que a leitura possa lhes trazer muitos ensinamentos, como trouxe para mim.
Desejo-lhes muito aprendizado, experiências felizes e cada dia mais sucesso!
Atenciosamente,

Cláudia Conegundes


Texto: Marcia Dolores Rezende


Você já pensou que dentro da sua cabeça está o equipamento mais potente do seu corpo? Sim o seu cérebro. Esse equipamento maravilhoso pode transformar a sua vida e você pode aprender como fazer isso através da Programação Neurolingüística, que tem como objetivo disponibilizar o mecanismo do seu cérebro para que você possa conduzir, ou seja, identificar as programações que realizamos.

O cérebro se programa o tempo todo, só que grande parte das pessoas não tem acesso a esse mecanismo e nem tão pouco como modificá-los. Tudo o que você faz e que tem o desejo de fazer diferente nada mais é do que uma programação aprendida e a novidade é que sua neurologia tem uma capacidade de reaprender o tempo todo, principalmente esses “novos programas”.

É certo de que o cérebro responde as experiências externas a partir das programações internas que desenvolve. Por exemplo, quando uma pessoa te olha de um jeito demorado e isso gera um desconforto como se fosse uma critica. Possivelmente o seu mecanismo, em algum momento da sua vida, aprendeu que aquele olhar tem um significado de critica e você só está repetindo o que aprendeu. Se mudar essa postura, logo modificará o significado que poderá ter outras respostas como interesse, curiosidade, apreciação. Naturalmente, sua sensação será muito mais agradável.

Quando você modifica o significado de uma experiência de passado o seu presente e futuro serão libertadores, pois existirão escolhas que trarão um novo comportamento, uma nova capacidade e quem sabe até novas crenças. O cérebro opta sempre pela melhor escolha, então oferecer muitas escolhas para uma experiência que antes tinha um significado traumático ou desagradável é uma forma muito inteligente de programar e desfrutar melhor da vida.

Outra informação sobre a nossa neurologia que faz toda a diferença é que o futuro também funciona como uma programação. Se voltar sua atenção para construir um amanhã negro com muitas catástrofes, naturalmente seu cérebro busca realizar o que você pensou, pois acata isso como uma programação e que é importante desenvolvê-la.

O oposto também irá funcionar, caso você decida pensar no futuro de uma forma promissora com as realizações que quer e com os sentimentos de prazer vinculados a experiência. Sua neurologia irá ter esse dado como absoluto e fará de tudo para realizar com determinação.

Lembre-se que sua mente tem a facilidade de concretizar o que você quiser, então comece a seleção com carinho das informações que a partir de agora deseja colocar em sua neurologia. Vale lembrar que nossa mente funciona a partir de estímulos que vem dos canais sensoriais: Visual, Auditivo e Cinestésico (olfato,tato e paladar).

Vamos agora desenvolver cinco passos que facilitam a utilização promissora da nossa mente:

1- Lembre-se de falar o que você quer.

O seu cérebro irá realizar o que você fala, a palavra tem um grande poder pelo simples fato que para compreender a palavra a neurologia concretiza. Quando falo a palavra: carro a sua mente constrói um carro sem que haja um pedido formal, é natural e automático.

Então quando você fala que não quer ter dor de cabeça o seu cérebro irá dirigir toda a atenção para dor, ao passo que se você diz que quer ter uma sensação de leveza na cabeça, a sua mente já está direcionada para o seu objetivo.

2. Construa imagens que te aproximem dos seus objetivos.

O seu cérebro tem a agilidade e criatividade que você quiser, sim, basta construir imagens que te motivem. Como seria levantar e já imaginar como você quer o seu dia?

Isso mesmo construa o seu dia antes de sair de casa, através de imagens que representem o seu estado interno ideal para viver bem um dia.

Quando treina sua mente para isso, essa habilidade fica cada vez mais no automático e torna sua vida uma experiência melhor.

3. Imagine o passado distante e fique com o aprendizado.

Saber construir uma nova realidade requer um desprendimento em relação ao que o passou e principalmente as experiências que geraram desgastes, então agora imagine que o seu passado será apreciado para que o aprendizado útil fique com você no presente.

O que for importante se distanciar pode ficar atrás do seu ser bem distante, como algo que faz parte de outra etapa de sua vida. Isso liberta e traz novos comportamentos.

4. Projete o futuro com entusiasmo.

Faça um projeto de futuro, pode ser para 2, 6 ou 20 anos... Independente do tempo utilize sua neurologia para ter novas programações, com motivação e entusiasmo para lidar com todas as situações. Anote seus objetivos, imagine a sua frente, torne esse futuro o mais sólido possível. Esse é um grande segredo das boas programações.

5. Ao final do dia reveja o seu dia e já se programe para fazer diferente no dia seguinte ou minuto seguinte.

Uma competência fascinante do cérebro é a capacidade de regeneração e agora é útil aprender com a competência, ao vivenciar algo que deseja mudar já se imagine fazendo diferente. Imediatamente você estará aprendendo, ao passar a situação de outra maneira já se oferta um aprendizado. Muito mais interessante do que autopunição ou se culpar por ter feito algo diferente do que se esperava.

Rebobine a fita e já se perceba fazendo diferente!

Use esse manual para ter melhor qualidade de vida!

Boa sorte!



Texto:Marcia Dolores Rezende
Psicóloga e Trainner Advanced em PNL.
Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Executivo.
Diretora do Instituto Saber 



http://www.brasilpnl.com.br/artigos/PNL_qualidade_de_vida.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário