terça-feira, 5 de junho de 2012

Pense positivamente: reduza o estresse e desfrute mais da vida

Olá Amigos,
Saúde e paz!
O texto que escolhi hoje traz muitos ensinamentos valiosos que procuro praticar. 
Minha intenção com o Blog é colocar sempre assuntos relevantes, que possam ser úteis a todos. Com toda certeza a primeira beneficiada sou eu, porque antes de reproduzir o texto, preciso lê-lo, interpretá-lo, estudá-lo. Os sites e nomes dos autores, a quem devemos os créditos, são sempre disponibilizados ao final dos textos. Neles há conteúdo informativo de alta qualidade. 
Coloquei ao final do artigo, um link para download do livro "A Menina do Vale", da brasileira Bel Pesce. Ela tem 24 anos, é moradora do Vale do Silício e tem muito a ensinar.
Desejo-lhes muito aprendizado e contínuo sucesso!
Atenciosamente,

Cláudia Conegundes

Roger Ellerton, Phd

Em algum momento, todos nós pensamos sobre o lado melancólico ou negativo da vida. Isso faz parte do ser humano. O problema ocorre quando fazemos do pensamento negativo um estilo de vida.

Pesquisas mostram que ser otimista ou pessimista pode afetar quanto tempo você vive e como você vive a sua vida. Por exemplo, ser otimista tem o potencial de:
  • Diminuir o estresse.
  • Proporcionar uma maior resistência a pegar um resfriado comum.
  • Proporcionar uma sensação de bem-estar e uma saúde aprimorada.
  • Melhorar as habilidades para superar as adversidades.
  • Aumentar a expectativa de vida.
  • Tornar mais fácil a respiração para aqueles que têm doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema.
  • Melhorar os relacionamentos.
  • Ajudá-lo a alcançar o que você deseja na vida.

Pensando positivamente

Aqui estão dez atividades que irão ajudá-lo a pensar positivamente e, conseqüentemente, desfrutar mais a vida:
  1. Preste atenção. Uma tarefa fácil que, muitas vezes, nós não fazemos. Comece a prestar atenção nos seus pensamentos – no que você diz para você mesmo e para as correspondentes imagens/sons que você tem na sua mente, ou sensações no seu corpo. Perceba quando você pensa negativamente e o impacto que isso tem em você e nas pessoas ao seu redor.

  2. Mude a maneira como você fala com você. Veja o mundo de um modo positivo e sinta-se bem como você é. Se você tem uma voz na sua cabeça que fica sempre lhe dizendo que você vai fracassar, mude o tom dessa voz para uma que você ache engraçada, talvez algo como a voz do Pato Donald. Depois introduza uma nova voz, com um tom bem positivo e encorajador, que o apóie para alcançar os seus desejos/objetivos. Se você tem imagens de fracasso na sua mente, torne essas imagens menores, escuras e sem cor, ao mesmo tempo em que você traz para a sua mente imagens grandes, brilhantes e coloridas que irão lhe ajudar a alcançar seus desejos. Se você tem uma sensação no seu corpo, como um aperto na boca do estômago, o que aconteceria se você, brincando, transformasse essa sensação em uma bola que você pudesse chutar para longe e substituí-la por uma sensação calorosa, confortante que preenchesse todo seu corpo?

  3. Tenha um objetivo positivo para tudo que você faz. Muito freqüentemente, nós fazemos coisas sem outro intuito que não o de concluir a tarefa. Antes de empreender uma atividade, explore como você pode torná-la agradável, ou algo que faça uma diferença positiva na sua vida. Por exemplo, da próxima vez que você sair para caminhar, não importa a distância, tenha um objetivo positivo de que isso é mais do que uma caminhada – um objetivo que seja, de alguma maneira, um desafio para você. Você pode decidir perceber e admirar cinco coisas bonitas na natureza que você não tenha visto antes ou fazer contato com pelo menos três pessoas estranhas, simplesmente dizendo "alô" e, talvez, acrescentando "tenha um bom dia!" Quando fixar um objetivo, tenha certeza de que, de alguma maneira, ele o desafia e que seja factível. Sempre que for repetir essa atividade ou outra semelhante, torne o objetivo maior ou mais desafiador do que antes.

  4. Concentre-se no que você quer. Diga a você mesmo, e às outras pessoas, o que você quer, não o que você não quer. Se alguém lhe pergunta "Como você vai?", responda com um "bem", ou melhor, com um "excelente", usando um tom de voz que mostra que você realmente está falando a verdade. Note como você mesmo se sente melhor do que dizendo um "Nada mal".

  5. Seja flexível. Reconheça o que você realizou. Se não alcançou o resultado desejado, seja flexível e aborde-o de uma maneira diferente (que pode significar ajustar o seu objetivo). Se você tentar uma chave na fechadura e ela não servir, você ficará tentando repetidamente a mesma chave? Ou você é flexível e tenta outras chaves, até encontrar a que funciona?

  6. Mude a sua fisiologia. Andar com os ombros encurvados não é uma fisiologia positiva. Se você vai se sentar, sente com as costas retas e sorria; se vai caminhar, caminhe com confiança e prazer. Deixe que o mundo externo veja como você está feliz, com seus ombros para trás, respirando profundamente e com um largo sorriso no rosto.

  7. Evite ser vítima. Assuma a responsabilidade pelas suas ações e seus sentimentos. Se numa conversa ou numa interação com outra pessoa, você não conseguir o resultado que queria, assuma a responsabilidade pelo que fez e como se sente; note que eu não disse responsável pelas ações ou sentimentos da outra pessoa, porque isso é responsabilidade dessa outra pessoa. Assumir a responsabilidade pelas suas ações e da maneira como você se sente lhe dá a oportunidade de mudar as coisas, ao invés de ser uma vítima.

  8. Deixe o passado ir embora e perdoe. Arrastar partes do seu passado com você só o torna menos ativo. E quem não perdoa realmente se prejudica? Perdoar os outros - ou a si mesmo – não significa esquecer ou fechar os olhos ao que aconteceu, desistir dos seus valores que foram violados ou pressupor que você está errado, nem significa condenar a outra pessoa ou procurar justiça ou compensação. Perdoar pode ser visto como renunciar ao ressentimento ou vingança, quando alguém que fez algo errado mereceria isso, concedendo compaixão, generosidade e amor, mesmo quando o errado não parece merecer. Para se libertar das algemas do passado, você precisa estar disposto a perdoar.

  9. Tenha um objetivo claro para a sua vida, sua família, sua carreira, etc. Selecione uma dessas áreas. Toda manhã, quando acordar, imagine o objetivo desejado na sua mente com sons e sensações relevantes e que contribuam para esse resultado. Identifique três ações (não importa se pequenas ou grandes) que você irá empreender durante o dia e que irá dirigi-lo na direção do objetivo desejado. No final de cada dia, revise as ações que você tomou e seus resultados. Se alguma não o deixou mais perto de alcançar seu objetivo, considere isso como um simples feedback. E use esse feedback para determinar as ações possíveis para o dia seguinte, ou modifique o seu objetivo.

  10. Envie mensagens positivas para você mesmo. Quando acordar ou pouco antes de dormir à noite, diga para si mesmo, acreditando, o seguinte: "Todos os dias e por todos os meios possíveis, eu estou me tornando cada vez melhor." Sempre que você enxergar um espelho, pare, olhe-se no espelho e diga: "Você é uma pessoa positiva e admirável e eu o amo muito."
Desfrute da vida e da sua jornada!


Roger Ellerton PhD, CMC é um consultor certificado de administração e fundador e sócio gerente da Renewal Technologies. O artigo acima é baseado no seu livro Live Your Dreams Let Reality Catch Up: NLP and Common Sense for Coaches, Managers and You.

O artigo acima foi traduzido na íntegra do original sob o título "Think Positively - Reduce Stress and Get More Out of Life" que se encontra no site da Renewal Technologies. 

http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes200811.asp


Sobre a Bel Pesce:
Bel é sócia da startup Lemon, empresa que criou um aplicativo para celular que ajuda a organizar e controlar finanças pessoais, e é formada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Site da Bel:
http://www.ameninadovale.com/

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