sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desmistificando a Programação Neurolinguística


Olá Amigos,
Saúde e paz!
Considero a PNL uma área fascinante e não me canso de buscar artigos para aprender mais sobre o tema.
Há muitos aspectos em nossas vidas onde o uso da PNL é importante. Acredito que quando entendemos que as pessoas são diferentes, que as experiências vivenciadas por cada um determinam suas atitudes, pode haver mais entendimento e convivência harmoniosa entre as pessoas. Dessa forma, construiremos um mundo melhor para todos.
Desejo-lhes muitas escolhas felizes, ótimo fim de semana e contínuo sucesso!
Atenciosamente,

Cláudia Conegundes

Jevon Dängeli


A Programação Neurolinguística (PNL) está bem estabelecida como um poderoso método para desenvolver o seu potencial e melhorar o seu desempenho. Ela pode ajudá-lo a criar ordem a partir do caos e encoraja formas de pensar engenhosas enquanto expande a consciência das escolhas.

Todos nós nascemos com a mesma neurologia básica. Nossa capacidade de fazer qualquer coisa na vida, seja aprender uma nova habilidade, cozinhar uma refeição ou fazer negócios depende de como nós controlamos o nosso sistema nervoso. Assim, a PNL é empregada para aprender a pensar de forma mais eficaz e se comunicar mais eficazmente com você mesmo e com os outros.

Neuro é sobre o seu sistema neurológico. A PNL é baseada na ideia de que nós experimentamos o mundo através dos nossos sentidos e traduzimos as informações sensoriais em processos de pensamento, tanto conscientes como inconscientes. Os processos de pensamento ativam o sistema neurológico, o que afeta a fisiologia, as emoções e os comportamentos.

Linguística refere-se à maneira como os seres humanos usam a linguagem para dar sentido ao mundo, capturar e conceber a experiência, e comunicar essa experiência aos outros. Na PNL, a linguística é o estudo de como as palavras que você fala influenciam a sua experiência.

Programação baseia-se fortemente na teoria da aprendizagem e aborda a forma como codificamos ou representamos mentalmente a experiência. A sua programação consiste dos processos e das estratégias internas (padrões de pensamento) que você usa para tomar decisões, resolver problemas, aprender, avaliar e obter resultados. A PNL mostra às pessoas como recodificar as suas experiências e organizar a sua programação interna para que possam obter os resultados que elas desejam.

A PNL explica como definimos e experimentamos a realidade com base em nossos filtros neurológicos. Esses filtros são programados em nossa mente, como resultado da nossa formação cultural e educacional, bem como das nossas experiências importantes na vida. Os nossos filtros pessoais (como crenças e valores) determinam como a nossa mente percebe todas as nossas experiências. Essas percepções influenciam o nosso estado mental e emocional - conduzindo a comportamentos relacionados. Portanto, é a nossa percepção que determina a qualidade de cada momento da nossa vida.

A PNL nos permite estar no controle da nossa mente por meio da mudança das nossas percepções. Quando mudamos os nossos mapas internos da realidade, nós também mudamos a nossa experiência externa da realidade.

Algumas definições

A PNL pode ser descrita de várias maneiras. A definição formal é que ela é "o estudo da estrutura da nossa experiência subjetiva". Aqui estão mais algumas maneiras de responder à questão: "O que é a PNL?"
  • A arte e a ciência da comunicação.
  • A chave para a aprendizagem.
  • É sobre o que faz você e as outras pessoas funcionarem.
  • É o caminho para obter os resultados que deseja em todas as áreas da sua vida.
  • É influenciar os outros com integridade.
  • Um manual para o seu cérebro.
  • O segredo das pessoas bem-sucedidas.
  • A maneira de criar o seu próprio futuro.
  • PNL ajuda as pessoas a compreenderem o sentido da sua realidade.
  • Kit de ferramentas para a mudança pessoal e organizacional.

A PNL começou no início dos anos 1970, quando Richard Bandler, PhD e Dr. John Grinder, PhD, estudaram pessoas que eles consideravam serem excelentes comunicadores e agentes de mudança. Desde aqueles dias, o campo da PNL se expandiu para englobar muitas disciplinas em muitos países ao redor do mundo. Algumas tornaram a PNL mais prática e humanista - ajudando a transformar e enriquecer a vida de muitas pessoas. A literatura sobre a PNL é abundante. Hoje você encontra, igualmente, aplicações da PNL entre coaches e terapeutas, médicos e enfermeiras, motoristas de táxi, vendedores, contadores, gerentes, professores e treinadores de animais, trabalhadores, pais e adolescentes.

A PNL nos informa que a diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as que não o são não está na quantidade de recursos que elas têm, mas na maneira que elas pensam, na maneira de falar e na maneira de agir. O modo que você pensa é o que você cria no seu mundo interior. O modo de falar e de agir é o que você expressa ao seu mundo exterior. Se você quiser ser muito bem-sucedido, você deve alinhar os seus pensamentos, palavras e ações e aplicar os 5 princípios básicos a seguir:

1. Conheça o seu objetivo
Qual é o seu resultado final desejado? Concentre-se no que você quer.

2. Agir
Qual é o próximo menor passo possível que o conduz na direção de seu objetivo?

3. Tenha consciência sensorial
Use todos os seus sentidos para perceber os sinais que confirmam que você está no caminho certo ou para avisá-lo de que você se desviou do caminho.

4. Tenha flexibilidade comportamental 
Continue tentando novas abordagens até obter o resultado desejado.

5. Trabalhe com uma fisiologia e psicologia de excelência
Seja a pessoa que você deseja se tornar alcançando o seu objetivo.

Algumas das áreas onde a PNL é usada:

Empresarial: Coaching, Treinamento, Negociação, Vendas e Desenvolvimento de Liderança. A PNL fornece o "como fazer" para todos os "o que fazer" dos outros modelos de liderança.

Educação: Gestão de sala de aula, que incorpora o conceito de diferentes estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico, incluindo valores e outros "filtros" estruturais profundos que influenciam o interesse de cada indivíduo e a capacidade de aprender; tecnologias de aprendizagem acelerada; a fotoleitura; soletração e outras estratégias para melhorar a aprendizagem.

Terapia: Altamente eficazes modelos de terapia breve para tratar: a fobia, o trauma, o estresse pós-traumático, interrupção de hábitos e dependência, reações alérgicas, problemas de relacionamento, luto, depressão, a cura das emoções negativas, o transtorno do déficit de atenção (TDA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e muitos outros.

Desempenho esportivo: A PNL é conhecida por sua capacidade de melhorar o desempenho em golfe, tênis e mergulho. A PNL também é usada extensivamente na melhoria do desempenho esportivo para atletas desde amadores até os de nível internacional. Tanto os indivíduos como as equipes podem se beneficiar muito ao incluir os princípios da PNL em seus treinamentos.

No lado pessoal, a PNL irá permitir-lhe: aproveitar um maior controle e liberdade sobre o seu próprio estado mental, reações e interações com as outras pessoas. Você irá descobrir que é muito mais fácil esclarecer os seus sonhos para o futuro e identificar as barreiras que podem estar retendo-o. Mudar os hábitos e comportamentos indesejados que estão no seu caminho. Entenda mais plenamente as necessidades e os estilos de comunicação do seu parceiro e das crianças. Melhore o rapport e a comunicação com as outras pessoas. Reconheça como os outros estão usando a linguagem para influenciá-lo. Você irá descobrir que é mais fácil atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, porque você irá obter um acesso maior aos seus recursos internos.


Jevon Dängeli – Trainer e Coach Certificado em PNL.


Artigo publicado sob o título "Demystifying Neuro Linguistic Programming " no site NLP Center.


http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artrapido201210.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário