quarta-feira, 24 de abril de 2013

Planejamento e a Tomada de Decisão

Olá amigos,
Saúde e paz!
O texto de hoje é pequenino, no entanto, traz ensinamentos práticos, que podem ser usados por todos nós. Definir objetivos e traçar metas para alcançá-los deve fazer parte da vida. 
Desde o momento em que temos sonhos, é necessário buscarmos maneiras de torná-los realidade. Com determinação, disciplina e foco é possível que cheguemos aos resultados almejados.
Desejo-lhes muitas conquistas e contínuo sucesso!
Atenciosamente,

Cláudia Conegundes




Desde o primeiro momento da vida em que temos alguma autonomia, nos vemos obrigados a tomar decisões, sejam elas relacionadas à carreira, à vida profissional ou até mesmo à escolha da roupa que vamos usar.

É importante notar que não temos como fugir disto. A vida, nada mais é, do que um conjunto de tomadas de decisão. Cada escolha que você fez, contribuiu para que você estivesse exatamente aonde você está agora.

Mas como vou saber qual a melhor decisão?

O ponto de partida para tomar uma decisão é ter um objetivo ou uma meta a ser alcançada, pois só com isto definido você consegue fazer um planejamento.

O planejamento por sua vez forma um caminho de mão-dupla, orientando a tomada de decisões e, ao mesmo tempo, sendo afetado por elas. Ele envolve a tomada de decisões corretivas, adicionais e estratégicas para alcançar objetivos e expectativas que nós temos. De forma resumida, podemos dizer que é uma ferramenta que nos possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro.

Portanto, para eventualmente não se arrepender de alguma decisão que você venha a tomar, pare e pense. Você tem um objetivo ou uma meta para sua carreira? E para a sua vida pessoal?

Se não, já passou da hora de fazer isto. Com esta definição, você pode pensar os caminhos para chegar neste resultado e... se planejar. Com certeza suas chances de uma decisão acertada serão bem maiores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário